Segunda edição da Corrida Rara de Itabira reuniu grande público
27/05/2025 – Em setembro, Itabira será palco da 3ª “Corrida Rara” do município. As inscrições estão abertas desde domingo (25). O circuito tem como objetivo chamar a atenção para a importância da inclusão dos pacientes com doenças raras na sociedade que, atualmente, já somam mais de 14 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados estimados pelo Ministério da Saúde.
O evento é uma iniciativa do Max Instituto Odontologia Avançada e Associação dos Corredores de Rua de Itabira – SPEEDY FOX e propõe unir esporte, inclusão e conscientização sobre o problema. A ação é totalmente filantrópica e toda renda arrecadada será destinada para a compra de equipamentos de saúde para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itabira.
Ao promover informação e engajamento por meio da atividade física, o evento também busca ampliar a visibilidade sobre os desafios enfrentados por quem convive com doenças raras e reforçar a importância do o à saúde, ao diagnóstico e ao cuidado especializado desde os primeiros dias de vida, conforme aponta o presidente do Max Instituto, Max Cota.
“Nós queremos mostrar para a sociedade as inúmeras doenças raras existentes e que no nosso meio tem inúmeras pessoas com doenças raras e que nós precisamos estar preparados para acolher essas pessoas com doenças raras. Geralmente essas doenças vêm acompanhadas de algum comprometimento físico ou intelectual. Então é importante que a sociedade saiba disso e esteja preparada para acolher essas pessoas”, alertou Max Cota organizador do evento.
A programação inclui corrida com trajeto de 5km e uma caminhada de 3km. Homens e mulheres e pessoas com necessidades especiais poderão se inscrever. Menores de 18 anos também podem participar, mas com dos pais ou responsáveis
Os cinco primeiros colocados gerais na categoria masculino e feminino nas provas de 5km receberão troféus alusivos ao evento.
Outros cinco prêmios serão distribuídos entre os atletas com necessidades especiais, igualmente até a quinta colocação.
Ao final da prova, os participantes que completarem o percurso receberão medalha de participação.
Segundo Max Cota, além da corrida, também haverá apresentações musicais, food trucks, área kids e a presença de associações de pais, amigos e portadores de doenças como síndrome de down, autismo e outras.
“A corrida é o motivo para a festa. A expectativa é que seja um dia muito feliz, um dia para a família”, destacou o organizador.
Ele ainda ressaltou a importância da participação no evento. Para Max Cota, essa é uma oportunidade para se fazer o bem, de ajudar. Contribuir mesmo para uma causa importante.
“Nós queremos que mesmo que a pessoa não corra, que adquira o kit, porque [o kit] faz parte de um movimento filantrópico. Todo dinheiro arrecadado nas vendas das camisas nós doamos em equipamentos de saúde para a Apae.
Há um limite máximo de 500 inscrições. Entretanto, os organizadores estão colocando à disposição do público mais de mil camisas. Max explica que desde a primeira edição, a adesão vem crescendo. Na 1ª Corrida Rara de Itabira, foram distribuídas 450 camisas e na segunda 650. Para este ano, a expectativa é superar o sucesso das duas edições anteriores. Foram confeccionadas para a ocasião cerca de 1,2 mil inscrições.
Os interessados já podem se inscrever através de lotes pela plataforma Sympla.
- Primeiro Lote – Vendas até 31/07/2025;
- Segundo Lote – Vendas até 01/09/2025.
- Terceiro Lote – Vendas até 10/09/2025.