Justiça eleitoral poderá cancelar 775 títulos de eleitores de Itabira por irregularidades

19/05/2025 – Cerca de 775 eleitores de Itabira podem ter seus títulos cancelados por não terem votado nos últimos três turnos de votação, seja pelo pleito municipal ou nacional. Para evitar o cancelamento do documento e ficar sem a quitação eleitoral, os votantes precisam regularizar a situação com a Justiça até esta segunda-feira (19). No município de João Monlevade, o número de eleitores com irregularidades é ainda maior. Dos 61.366 aptos ao voto, 1.345 faltaram nas últimas três eleições e não justificaram.

Em Itabira há 87.695 eleitores aptos a votar, sendo que 810 não participaram dos últimos três turnos de votação. Conforme apurado pelo Folha Popular, cerca de 32 pessoas regularizaram a situação, mas 775 votantes da cidade ainda estão sujeitas ao cancelamento do título eleitoral.

O cancelamento do título acontece com quem não votou nos últimos três turnos de votação e tampouco justificou a ausência nas urnas. Dessa maneira, estão sujeitas ao cancelamento do documento pessoas que não participaram do 1º e 2º turno das eleições em 2022 e 1º turno das eleições em 2024.

Ficar sem a quitação eleitoral pode causar transtornos aos eleitores, já que ela é necessária para praticar alguns atos da segunda vida civil, como solicitar documento de identidade, tomar posse em cargo público, fazer matrícula em instituição oficial de ensino e tirar o aporte. O eleitor que tiver o título cancelado também pode ter o F suspenso junto à Receita Federal e ficar impedido de contrair empréstimos ou financiamentos com bancos públicos.

Para saber se está com três ausências consecutivas e sujeito ao cancelamento do título, o eleitor pode ar o autoatendimento eleitoral e escolher a opção débito eleitoral. O sistema indicará as eleições com ausência de voto e justificativa basta, então, pagar as multas e regularizar a situação. O pagamento pode ser feito por boleto bancário, pix ou cartão de crédito

A regularização também pode ser feita presencialmente em qualquer cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor em Minas Gerais das 12h às 17h. A consulta sobre os débitos e possibilidade de cancelamento do título também pode ser feita pelo e e-título ou ligar para o Disque eleitor, pelos telefones 148 e (31) 2116-3600.

Eleitores que têm o e-título instalado no celular receberão uma notificação sobre a possibilidade de cancelamento do título. Mas a Justiça Eleitoral não fará nenhum tipo de alerta por e-mail ou aplicativo de mensagem. A previsão para cancelamento do título de eleitor por três ausências consecutivas está nos artigos 130 e 131 da Resolução TSE n 23.659/2021. Cada turno de votação, incluindo os de eleições suplementares, é contabilizado como uma eleição.

Títulos irregulares na região

Na região, considerando os municípios de Barão de Cocais, Ferros, Itambé do Mato Dentro, Santo Antônio do Rio Abaixo, Santa Maria de Itabira, Santa Bárbara, além de João Monlevade e Itabira, o total de títulos irregulares é próximo de quatro mil.

Em Barão de Cocais são 23.624 eleitores na cidade e 277 estão irregulares; Conceição do Mato Dentro cujo eleitorado apto atual é 19.489, aguarda por regularização 459. Em Ferros, o eleitorado atual é 8.676. Faltosos 192; Itambé 2.718 eleitores no geral e 20 faltosos; Santa Maria de Itabira com eleitorado apto atual de 8.874, estão em falta 122; Santo Antônio eleitorado apto atual 2.471, faltosos 37; Santa Bárbara eleitorado apto atual 24.391 e faltosos 536; São Gonçalo do Rio Abaixo eleitorado apto atual 11.562 e eleitores faltosos nos últimos 3 pleitos identificados 108.