Comitiva da Vale anunciou retomada parcial de atividades no município ao presidente Aleksandro
23/05/2025 – Nesta quinta-feira (23), representantes da Vale compareceram à Câmara Municipal de Rio Piracicaba para comunicar oficialmente a retomada parcial das operações na Mina de Água Limpa, programada para o mês de junho. Após longo período de paralisação, a mineradora anunciou que iniciará o processamento de um estoque de minério de ferro proveniente das obras de manutenção das estruturas geotécnicas da unidade.
Segundo nota assinada pelo Gerente de Operações e Manutenção da Mina de Água Limpa, Henrique Silva Moreira, a operação será pontual, com a utilização exclusiva de mão de obra, equipamentos e recursos já existentes no local, gerando arrecadação tributária para os municípios de Rio Piracicaba e Santa Bárbara. Além do gerente de operações, integraram a equipe da Vale, o analista de relacionamento institucional, Luiz Augusto Moysés de Magalhães e o gerente de geotecnia, Vanderlúcio Quintão.
A mineradora também informou que prosseguem as atividades de manutenção da mina e da usina, além das obras de descaracterização do empilhamento drenado Vale das Cobras, como parte das ações de segurança e compromisso socioambiental.
O presidente da Câmara de Rio Piracicaba, vereador Aleksandro José da Silva, avalia a retomada como um avanço importante, mas destacou a importância de uma reativação plena da unidade, com a consequente recuperação dos empregos e da dinâmica econômica local.
“A Câmara sempre esteve vigilante, cobrando insistentemente da Vale um posicionamento claro sobre a situação da Mina de Água Limpa. A retomada, ainda que limitada, sinaliza uma resposta à nossa atuação firme e responsável, mas não podemos considerar que este capítulo esteja encerrado. Seguiremos atentos, exigindo maior clareza sobre os próximos os e defendendo os interesses da nossa população”, afirmou o presidente.